Armazenamento

Armazenamento e consumo tardio

Nem sempre você quer consumir todo o seu pão imediatamente. Normal! Então, você pode armazená-lo de diversas maneiras ou ter aquele seu “jeito” preferido de fazer isso, em particular. Aqui falamos da nossa experiência, esperamos assim que você possa agregá-la ao seu conhecimento e desfrutar do seu delicioso pão artesanal por mais tempo.

Mas caso a sua prática for diferente das que mostramos, e se não se importar, pedimos que compartilhe com a gente o modo que você gosta de usar para guardar seus pães. Provavelmente a sua dica virá, assinada, para esta página e para o nosso blog. Informação nunca é demais! Quando em trocas, então, melhor ainda!

Mas vamos ao que interessa!

Em temperatura ambiente, você pode usar sacos de papel. A vantagem é que o pão “respira” e não fica “borrachudo”, mas também devemos considerar que ele vai desidratar mais rapidamente e “endurecer” em menos tempo. Caso pretenda consumi-lo em menos de 3 dias, o saco de papel vai atuar bem tanto com o seu pão quanto com o meio ambiente! Sugerimos que reaqueça sua porção antes de consumir, veja como aqui.

Também em temperatura ambiente, mas em embalagens herméticas, você consegue preservar a umidade do seu exemplar por maior tempo. Use sacos plásticos ou filme PVC e envolva todo pão evitando seu contato com o ar externo. Assim, ele permanece bom para consumo em torno de 5 a 7 dias. Sugerimos que reaqueça sua porção antes de consumir, veja em Reaqueça seu pão.

Acondicionando na geladeira, sempre use embalagens herméticas (desde um saco plástico, como citamos acima, a um pote bem fechado) para evitar a troca de umidade com o ambiente do eletrodoméstico e o consequente ressecamento do pão (e até a eventual absorção de algum aroma de outro alimento). Assim, ele pode alcançar até 9 dias de duração. Sugerimos que sempre reaqueça sua porção antes de consumir, veja em Reaqueça seu pão.

Caso não vá consumi-lo todo imediatamente e pretenda guardar seu pão para consumo posterior, você pode congelar tanto a unidade inteira como já fatiada. Em ambos os casos, também use embalagens herméticas (os sacos plásticos têm melhor desempenho) com a menor quantidade de ar possível em seu interior. Para descongelar, retire do freezer para a geladeira com 24 horas de antecedência ou reaqueça no fogão. Veja como fazer nas sugestões que colocamos na página Reaqueça seu pão.

As focaccias são um caso em particular. Por utilizarem ingredientes perecíveis a curto prazo, elas são um pouco menos resistentes ao tempo. Por isso recomendamos seu consumo imediato. Mas, caso você escolha pelo armazenamento em geladeira ou pelo congelamento, faça isso em embalagens/recipientes herméticos, ou envoltos em filme PVC. Falamos do reaquecimento em Reaqueça seu pão, seguindo o procedimento (simples, por sinal) direitinho, ela volta ao estado de como saiu do forno pela primeira vez! Mas, aqui entre nós, ainda não soubemos de alguma sobra… 🙂

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
0