Reaqueça o seu pão

De volta à crocância!!!

Caso tenha optado por guardar seu pão para consumo posterior, veja abaixo algumas possibilidades para deixá-lo como se tivesse saído do forno naquela hora!

IMPORTANTE: Recomendamos que não faça torradas com seu pão artesanal. Por ser um produto livre de aditivos e conservantes, e por se tratar de um processo consideravelmente diferente do pão francês, uma vez torrado, o pão artesanal fica extremamente duro e é capaz de machucar sua boca e dentes se consumido dessa maneira! Fritar o pão, como em uma rabanada, também pode ter o mesmo resultado.

Opte por tostar o seu pão, se for o caso, além de delicioso, a crosta tostada confere sabor especial – pense nisso quando fizer uma bruschetta!

Pães em temperatura ambiente (TA): Entendemos como pães em TA, aqueles que não foram para a geladeira ou freezer. Para trazê-los de volta ao frescor, basta borrifar água moderadamente sobre sua superfície e levá-los ao calor. Se você não dispõe de um borrifador de água, molhe suas mãos generosamente e, com elas umedeça seu pão/fatias. Caso já esteja fatiado, sugerimos entre 3 e 5 minutos numa grelha ou frigideira na mesa do fogão – é rápido e prático. Se você abafar a frigideira/grelha com uma tampa, ele fica mais úmido. Sem a tampa ele tosta. Porém, se o seu pão permanece inteiro, leve-o descoberto por 15 a 20 minutos de forno médio – a gás ou elétrico. Não há maior necessidade de testar a temperatura interna do pão nessa condição, mas se quiser fazer, veja a descrição do procedimento em Pães congelados inteiros, abaixo. Assim a crocância original volta à sua casca, mas lembre-se de deixá-lo esfriar em uma grade (ou elevado da forma/prato/tábua) por pelo menos 10 minutos. Isso evita que se forme condensação de vapor na base do pão. Outra dica: evite cortar seu pão enquanto estiver muito quente, porque ele tende a se esfacelar.

Pães resfriados: Se você guardou seu pão na geladeira, siga o mesmo procedimento que sugerimos para os pães em TA, acima. Caso seu pão esteja inteiro, considere deixá-lo no forno por cerca de 25 minutos ou um pouco mais. Faça o teste da temperatura interna do pão com um termômetro de agulha (deve marcar acima de 80ºC) ou, caso não disponha de um, use uma faca de ponta, como descrevemos abaixo, em Pães congelados inteiros.

Pães congelados e fatiados: Basta retirar a quantidade de fatias que pretende consumir e reaquecê-las imediatamente em frigideira, grelha, forno elétrico ou convencional. Em torno de 5 minutos são suficientes para descongelar e restaurar fatias com 1 cm de espessura. Avalie a textura que deseja e a temperatura do pão para determinar o seu tempo ideal de descongelamento – IMPORTANTE: EVITE TORRAR. Mas você também pode retirar as fatias do freezer para a geladeira com cerca de 24 horas de antecedência e fazer como sugerimos para os pães em TA, acima.

Pães congelados inteiros: Tire o pão do freezer e retire a embalagem hermética que usou para o congelamento (plástico, filme PVC etc). Então, envolva TODO O PÃO em folha de alumínio e leve-o ao forno médio-alto por cerca de 30 a 40 minutos. Próximo ao final desse tempo, teste se o pão está totalmente aquecido por dentro espetando um termômetro culinário de agulha (deve marcar acima de 80ºC) ou, como nem todo mundo dispõe de um, use uma faca de ponta o mais profundo que conseguir no pão (não precisa retirar o alumínio por enquanto). Sinta a temperatura da faca, com cuidado para o caso de estar muito quente. Se ainda estiver frio, deixe por mais alguns minutos no forno e teste novamente. Próximo dos últimos 5 minutos de forno, retire o alumínio para que a casca volte a ficar crocante. O pão deve esfriar em uma grade ou suspenso de qualquer superfície para que não gere vapor na sua base.

Você também pode retirar o pão inteiro do freezer para a geladeira com 24 horas de antecedência e fazer o mesmo procedimento descrito para Pães resfriados inteiros, acima.

Focaccias, um caso especial

As focaccias são preparadas com ingredientes menos resistentes ao tempo. De toda maneira, recebemos confirmações de uma feliz consumidora de que seu armazenamento pode ser conduzido tal qual um pão artesanal, como falamos acima, contudo apenas se resfriados ou congelados. Siga os mesmos procedimentos e terá sua focaccia deliciosamente renovada.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
0